8 de agosto de 2011

Historial do grupo


O Grupo de Danças e Cantares "Os Amigos do Minho" foi fundado no ano de 1998. Constituído por um grupo de minhotos e amigos do Minho, residentes na zona da grande Lisboa, nomeadamente no concelho da Amadora, com o intuito de preservar, salvaguardar e divulgar as suas próprias raízes culturais. Desde a sua primeira actuação em público, no dia 21 de Junho de 1998, já participou em cerca de 300 actuações em todo o Portugal. Através da sua actuação, visa ainda a promoção cultural, sobretudo junto dos mais jovens e a sua identificação com as tradições culturais da região minhota, a valorização dos seus conhecimentos musicais e da etnografia Portuguesa.

As danças e cantares que exibe são alegres e exuberantes como animadas são as mais exuberantes romarias do Minho. Trajam de linho e sorrobeco e vestem trajes de trabalho e domingueiros, de mordoma e lavradeira, de noivos, de ir ao monte e à feira. Calçam tamancos e ostentam o barrete e o chapéu braguês. As moças, graciosas e belas nos seus trajes garridos bordados pelas delicadas mãos de artista, com a sua graciosidade e simpatia, exibem vaidosas os colares de contas e as reluzentes arrecadas de filigrana que são a obra-prima da ourivesaria minhota.

Ao som da concertina e da viola braguesa, do bombo e do reque-reque, dos ferrinhos e do cavaquinho, cantam e dançam a chula e o vira, a rusga e a cana-verde, com a graciosidade e a desenvoltura que caracteriza as gentes do Minho. Hoje contamos com um grande grupo de amigos com idades compreendidas entre os 3 e os 70 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário